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Pedido de Venda Padrão 02
Como acessar a tela de Cotação / Pedido de Vendas
Para acessar a tela de Cotação / Pedido de Venda clique em: “Menu Superior”> “Vendas” (1) > “ Nova Cotação / Pedido de Venda” (2).
Permissão do grupo VENDAS - Pedidos de Venda
Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Estornar Pedido de Venda
Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Cancelar Pedido de Venda
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Clientes
Permissão do grupo OUTROS – Visualizar Rentabilidade do Pedido
Como utilizar a tela de Cotação / Pedido de Vendas
Atenção: Este manual descreve as informações da tela de cotação/pedido de vendas, porém esta tela poderá conter algumas configurações específicas de sua empresa.
É possível localizar os pedidos pelos “Filtros” (1), caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de "Como utilizar os filtros".
Para visualizar somente os pedidos digitados pelo seu usuário deve-se marcar o “Checkbox” (2) (a caixinha que fica ao lado do campo “status”).
É possível visualizar os itens sem ser necessário abrir o pedido através do “Checkbox” (3), caso tenha dúvidas de como utilizar o preview dos itens assista o vídeo “Como utilizar a opção preview dos itens”.
É possível liberar ou bloquear que um pedido seja faturado através dos botões “Liberar Fat.” Ou “Bloquear Fat.” (4), quando o faturamento de um pedido estiver bloqueado a coluna “FT” da GRID estará preenchida com “N”, caso esteja liberado a coluna “FT” estará preenchida com “S”.
Para imprimir a cotação clique em “Cotação” (5) ou também é possível imprimir a via de separação (do estoque) através do botão “Separação” (6).
É possível imprimir relatórios dos pedidos de venda através do botão “Relação” (7).
O botão “Frete” (8) somente deverá ser utilizado se estiver configurado, caso contrário este botão NÃO SERVIRÁ para informar o valor do frete.
Para visualizar a rentabilidade de um pedido já inserido no sistema utilize o botão “Margem de Lucro” (9), caso tenha dúvidas sobre a tela de rentabilidade consulte o manual “Como visualizar a rentabilidade de um pedido”.
Para adicionar uma nova cotação/pedido clique em “Adicionar” (10), caso tenha dúvidas consulte o tópico “Como adicionar uma cotação”.
Para alterar uma cotação/pedido clique em “Alterar” (11).
Nota: A ação de alterar uma cotação/pedido irá depender de uma série de fatores, como por exemplo, não é possível alterar as informações de um pedido já faturado.
Para que uma cotação se “transforme” em um pedido (atualizar o status de “Pendente” para “Ativo”) clique em “Ativar” (12).
O botão “Estornar” (13) servirá para atualizar o status da cotação/pedido, alguns exemplos de quando utilizar o botão estornar:
Se possuir uma cotação cancelada (status “C”) e desejar fazer com que esta cotação volte a ser uma cotação (status “P”) deve-se clicar em estornar.
Para cancelar uma cotação clique no botão “Cancelar” (14).
Dica: Somente é possível cancelar cotação (status “P”).
É possível alterar o prazo de pagamento de uma cotação/pedido (status “P” ou “A”) sem ser necessário alterar o pedido, através do botão “Alt. Venctos” (15), caso tenha dúvidas de como utilizar a tela de condição de pagamento consulte o manual “Como utilizar a tela de Condição de Pagamento”.
Como adicionar uma cotação
Ao clicar em “Adicionar” na tela principal deve-se localizar o cliente que a cotação será realizada.
Nesta tela além de localizar um cliente já cadastrado é possível cadastrar um novo cliente através do botão “Novo Cadastro” (1) ou alterar o cadastro selecionado na GRID através do botão “Alterar Cadastro” (2).
Após localizar o cliente selecione-o com duplo clique no mouse para que a tela de cotação seja exibida.
A cotação é divida em três abas:
1. “Itens do Pedido” é a primeira aba exibida. Nesta aba serão informados os itens que compõem a cotação, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Itens do Pedido”.
2. “Pedido de Venda” onde serão exibidas as informações gerais da cotação como o cliente e vendedor, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Pedido de Venda”.
3. “Fechamento” onde irá possuir as informações para finalizar o pedido, como forma de pagamento, transportadora e valores finais. Para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Fechamento”.
Como utilizar a aba Itens do Pedido
Na parte superior desta aba é possível visualizar para qual cliente a cotação está sendo realizada através do campo “Cliente” (1).
Para adicionar um item na cotação digite o código do produto no campo “Código” (2) e pressione a tecla “Enter” para selecionar qual item será adicionado ou clique na “Lupa” (3) para localizar um item na tela do “Busca Rápida”.
Assim que o item for adicionado informe a quantidade que deverá ser cotada deste item no campo “Quantidade” (4).
Após informar a quantidade pressione a tecla “Enter” para que seja adicionado na cotação. Ao pressionar “Enter” o item será exibido na GRID.
Para adicionar mais itens na cotação repita o processo.
É possível visualizar o lucro da cotação através do botão “Margem de Lucro” (5), caso tenha dúvidas consulte o manual “Como visualizar a rentabilidade de um pedido”.
Dica: Os impostos são calculados automaticamente, sendo assim não é necessário clicar “Calcular Impostos” (6) utilize este botão quando desejar visualizar rapidamente.
Para visualizar os impostos selecione a exibição “Completa” (7).
Como utilizar a aba Pedido de Venda
Nesta aba é possível alterar para qual empresa o orçamento é válido através do campo “Empresa” (1).
Para visualizar ou alterar o cliente que deseja realizar o orçamento utilize o campo “Cliente” (2).
Os campos “Representante” e “Vendedor” (3) são definidos de acordo com a configuração de sua empresa.
Como utilizar a aba Fechamento
Na aba fechamento preencha a “Conta Bancária” e o “Tipo do Documento” (1).
Informe a “Transportadora” e o “Frete” (2) da cotação. Para informar o valor do frete utilize o campo “Frete” (3).
É possível inserir um desconto em reais ou em porcentagem através do campo “Descontos” (4).
Caso o cliente possua crédito no financeiro, pode-se abater o crédito do cliente através do campo “Descto Crédito” (5).
É possível incluir observações na cotação, através dos seguintes campos:
6. Observações gerais do Pedido / Cotação – Neste campo informe as informações que serão exibidas na cotação / pedido.
7. Observações gerais internas (não é impresso em nenhum documento) – As informações descritas neste campo não serão exibidas em nenhum documento, apenas ao acessar no sistema.
8. Observações da via de separação – As observações inseridas neste campo sairão na via de separação.
9. Observações gerais da nota – Estas observações serão exibidas na nota fiscal quando o pedido for faturado.
É possível carregar uma observação cadastrada em “Fiscal > Outras Operações > Observações da Nota” através do botão “Carregar observações pré-cadastradas” (10).
Ao cadastrar uma CFOP em “Fiscal > Outras Operações > Cadastro de CFOPs” é possível inserir uma observação e para utilizar esta observação no pedido clique em “Carregar observação da CFOP utilizada” (11).