Relatório de Entidades
1. Acessando a Tela:
No “Menu Superior”, clique em “Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).
Arquivo:RelatorioEntidades.01.png
Na tela que se abrir, clique em “Imprimir Relação” (1).
Arquivo:RelatorioEntidades.02.png
Selecione a opção “Relatório de Entidades” (1).
Arquivo:RelatorioEntidades.03.png
2. Sobre a Tela
O Relatório de entidades possui diferentes filtros para que possam ser gerados relatórios para vários fins.
Após clicar em “Relatório de entidades” a seguinte tela abrirá:
Filtros
Na tela relatório de entidades existem alguns filtros diferentes dos demais, que são:
1. Período de Cadastro:Irá exibir todos os cadastros realizados entre as datas que definir.
2. E-mail no Cadastro: Poderá filtrar os clientes que possuem ou não e-mail no cadastro.
3. Sem compra nos últimos x dias: Este filtro serve para apresentar os clientes que não compraram nos últimos dias que inserir. Deverá inserir a quantidade de dias que deseja consultar, exemplo: se inserir 20 será exibido os clientes que não compraram nos últimos 20 dias.
4. Compraram nos últimos x dias: Este filtro serve para apresentar os clientes que compraram nos últimos dias que inserir. Deverá inserir a quantidade de dias que deseja consultar, exemplo: se inserir 30 será exibido os clientes que compraram nos últimos 30 dias.
Notas importantes: A cada vez que alterar alguma informação do filtro deverá clicar em atualizar.
Opções
Além dos filtros, também há disponível algumas opções para deixar o relatório organizado.
5. Primeiro/Segundo grupamento: Esta opção serve para ordenar em duas opções e deverão estar em sincronia, por exemplo: no primeiro agrupamento deverá conter estado e no segundo agrupamento deverá conter cidade, para as informações não fiquem misturadas.
6. Modelo de relatório: Os modelos mais utilizados de relatório são:
• Completo: Exibe as principais informações cadastradas.
• Simples: Exibe o ID, cidade, telefone e a última compra.
• Fichas: Exibe todas as informações contidas no cadastro do cliente.
• E-mail: Exibe todos os e-mails cadastrados.
7. Primeiro/Segundo campo ordenado: Irá apenas ordenar os dados já agrupados.
8. Imprimir: Será exibido um arquivo em formato PDF dos dados filtrados/ordenados.
4. Relatório de Clientes X Vendedor
Para gerar uma relação de clientes por vendedor, selecione no campo “Vendedor / Comprador” o vendedor (1) e clique em “Atualizar” (2). Todos os clientes vinculados a esse vendedor serão listados na “GRID” abaixo (3). Para gerar um relatório dessas informações, clique em “Imprimir” (4).
5. Exemplos de combinações comuns para o relatório de Clientes X Vendedor
É possível filtrar os clientes vinculados a um vendedor que realizaram ou não uma compra dentro de um intervalo de tempo, preenchendo o campo “Sem compra nos últimos x dias” (1) ou “Compraram nos últimos x dias” (2).
Também é possível filtrar os clientes de acordo com seu período de cadastro, permitindo localizar clientes mais antigos ou mais novos. Para isso, no campo “Período de Cadastro (Cliente Desde...)” (1), forneça a data inicial e final pelas quais deseja filtrar.
Podemos filtrar apenas os clientes que possuam ou não email cadastrado, através do campo “Email Cadastrado” (1), ou apenas algum tipo especifico de Pessoa (Física , Jurídica ou Outras).
6. Salvar, Carregar e Excluir um Modelo de Relatório.
Após definir um modelo de relatório que mais se adéqüe a suas necessidades, é possível salva-lo, clicando em “Salvar” (1). Para isso, informe o nome que deseja dar a esse modelo e confirme.
Para carregar um modelo de relatório salvo, clique em “Carregar” (2) e, na tela que se abrir, selecione o modelo desejado, clicando duas vezes em cima dele.
Para excluir um modelo de relatório salvo, clique em “Cancelar” (3) e, na tela que se abrir, exclua o modelo desejado clicando em cima dele duas vezes.