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<span style="font-size:130%;">'''Como acessar a tela de Cotação / Pedido de Vendas'''<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para acessar a tela de Cotação / Pedido de Venda clique em: “Menu Superior”> “Vendas” (1) > “Cotação / Pedido de Venda” (2).<br />
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<br>Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Estornar Pedido de Venda
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<br>Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Cancelar Pedido de Venda
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Clientes
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<br>Permissão do grupo OUTROS – Visualizar Rentabilidade do Pedido
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<br><span style= id="1">'''Como utilizar a tela de Cotação / Pedido de Vendas'''<br />
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<br><span style="color:red;">'''Atenção:''' Este manual descreve as informações da tela de cotação/pedido de vendas, porém esta tela poderá conter algumas configurações especificas de sua empresa. </span><br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível localizar os pedidos pelos “Filtros” (1), caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de [[Filtros|"Como utilizar os filtros"]].
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para visualizar os pedidos digitados por outros usuários deve-se desmarcar o “Checkbox” (2) (a caixinha que fica ao lado do campo “status”).
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível visualizar os itens sem ser necessário abrir o pedido através do “Checkbox” (3), caso tenha dúvidas de como utilizar o preview dos itens assista o vídeo “[[Como utilizar a opção preview dos itens]]”.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível liberar ou bloquear que um pedido seja faturado através dos botões “Liberar Fat.” Ou “Bloquear Fat.” (4), quando o faturamento de um pedido estiver bloqueado a coluna “FT” da GRID estará preenchida com “N”, caso esteja liberado a coluna “FT” estará preenchida com “S”.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para imprimir a cotação clique em “Cotação” (5) ou também é possível imprimir a via de separação (do estoque) através do botão “Separação” (6).
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível imprimir relatórios dos pedidos de venda através do botão “Relação” (7).
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O botão “Frete” (8) somente deverá ser utilizado se estiver configurado, caso ao contrário este botão NÃO SERVIRÁ para informar o valor do frete.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para visualizar a rentabilidade de um pedido já inserido no sistema utilize o botão “Margem de Lucro” (9), caso tenha dúvidas sobre a tela de rentabilidade consulte o manual [[1.300.17-101|“Como visualizar a rentabilidade de um pedido”]].
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar uma nova cotação/pedido clique em “Adicionar” (10), caso tenha dúvidas consulte o tópico [[#2|“Como adicionar uma cotação”]].
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para alterar uma cotação/pedido selecione-o na “GRID” e clique em “Alterar” (11).<br />
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<br>'''Nota:''' A ação de alterar uma cotação/pedido irá depender de uma serie de fatores, como por exemplo, não é possível alterar as informações de um pedido já faturado.<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para que uma cotação se “transforme” em um pedido (atualizar o status de “Pendente” para “Ativo”) clique em “Ativar” (12).
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O botão “Estornar” (13) servirá para atualizar o status da cotação/pedido, alguns exemplos de quando utilizar o botão estornar:
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Se possuir uma cotação cancelada (status “C”) e desejar fazer com que esta cotação volte a ser uma cotação (status “P”) deve-se clicar em estornar.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para cancelar uma cotação clique no botão “Cancelar” (14).<br />
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<br>'''Dica:''' Somente é possível cancelar cotação (status “P”).<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível alterar o prazo de pagamento de uma cotação/pedido (status “P” ou “A”) sem ser necessário alterar o pedido, através do botão “Alt. Venctos” (15), caso tenha dúvidas de como utilizar a tela de condição de pagamento consulte o manual “[[Como utilizar a tela de Condição de Pagamento]]”.
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<br>[[Arquivo:VENDAS-Cotacao-Pedido_de_Venda-Padrao-03.02.png|700px|link=|alt=|]]<br />
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<br><span style= id="2">'''Como adicionar uma cotação'''<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Ao clicar em “Adicionar” na tela principal deve-se localizar o cliente para quem a cotação será realizada.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Nesta tela além de localizar um cliente já cadastrado é possível cadastrar um novo cliente através do botão “Novo Cadastro” (1) ou alterar o cadastro selecionado na “GRID” através do botão “Alterar Cadastro” (2).
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Após localizar o cliente selecione-o com duplo clique no mouse para que a tela de cotação seja exibida.<br />
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<br>[[Arquivo:VENDAS-Cotacao-Pedido_de_Venda-Padrao-03.03.png|700px|link=|alt=|]]<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;1. “Itens do Pedido” é a primeira aba exibida. Nesta aba serão informados os itens que compõe a cotação, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico [[#3|“Como utilizar a aba Itens do Pedido”]].
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;2. “Pedido de Venda” onde serão informadas as informações gerais da cotação como o cliente e vendedor, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico [[#4|“Como utilizar a aba Pedido de Venda”]].
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;3. “Fechamento” onde irá possuir as informações para finalizar o pedido como forma de pagamento, transportadora e valores finais, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico [[#5|“Como utilizar a aba Fechamento”]].<br />
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Edição das 11h26min de 26 de setembro de 2015


Pedido de Venda Padrão 03

  Índice


Como utilizar a tela de Cotação / Pedido de Vendas

Como adicionar uma cotação

Como utilizar a aba Itens do Pedido

Como utilizar a aba Pedido de Venda

Como utilizar a aba Fechamento

VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR




Como acessar a tela de Cotação / Pedido de Vendas

   Para acessar a tela de Cotação / Pedido de Venda clique em: “Menu Superior”> “Vendas” (1) > “Cotação / Pedido de Venda” (2).



Permissão do grupo VENDAS - Pedidos de Venda
Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Estornar Pedido de Venda
Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Cancelar Pedido de Venda
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Clientes
Permissão do grupo OUTROS – Visualizar Rentabilidade do Pedido

Como utilizar a tela de Cotação / Pedido de Vendas

Atenção: Este manual descreve as informações da tela de cotação/pedido de vendas, porém esta tela poderá conter algumas configurações especificas de sua empresa.

   É possível localizar os pedidos pelos “Filtros” (1), caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de "Como utilizar os filtros".
   Para visualizar os pedidos digitados por outros usuários deve-se desmarcar o “Checkbox” (2) (a caixinha que fica ao lado do campo “status”).
   É possível visualizar os itens sem ser necessário abrir o pedido através do “Checkbox” (3), caso tenha dúvidas de como utilizar o preview dos itens assista o vídeo “Como utilizar a opção preview dos itens”.
   É possível liberar ou bloquear que um pedido seja faturado através dos botões “Liberar Fat.” Ou “Bloquear Fat.” (4), quando o faturamento de um pedido estiver bloqueado a coluna “FT” da GRID estará preenchida com “N”, caso esteja liberado a coluna “FT” estará preenchida com “S”.
   Para imprimir a cotação clique em “Cotação” (5) ou também é possível imprimir a via de separação (do estoque) através do botão “Separação” (6).
   É possível imprimir relatórios dos pedidos de venda através do botão “Relação” (7).
   O botão “Frete” (8) somente deverá ser utilizado se estiver configurado, caso ao contrário este botão NÃO SERVIRÁ para informar o valor do frete.
   Para visualizar a rentabilidade de um pedido já inserido no sistema utilize o botão “Margem de Lucro” (9), caso tenha dúvidas sobre a tela de rentabilidade consulte o manual “Como visualizar a rentabilidade de um pedido”.
   Para adicionar uma nova cotação/pedido clique em “Adicionar” (10), caso tenha dúvidas consulte o tópico “Como adicionar uma cotação”.
   Para alterar uma cotação/pedido selecione-o na “GRID” e clique em “Alterar” (11).

Nota: A ação de alterar uma cotação/pedido irá depender de uma serie de fatores, como por exemplo, não é possível alterar as informações de um pedido já faturado.

   Para que uma cotação se “transforme” em um pedido (atualizar o status de “Pendente” para “Ativo”) clique em “Ativar” (12).
   O botão “Estornar” (13) servirá para atualizar o status da cotação/pedido, alguns exemplos de quando utilizar o botão estornar:
   Se possuir uma cotação cancelada (status “C”) e desejar fazer com que esta cotação volte a ser uma cotação (status “P”) deve-se clicar em estornar.
   Para cancelar uma cotação clique no botão “Cancelar” (14).

Dica: Somente é possível cancelar cotação (status “P”).

   É possível alterar o prazo de pagamento de uma cotação/pedido (status “P” ou “A”) sem ser necessário alterar o pedido, através do botão “Alt. Venctos” (15), caso tenha dúvidas de como utilizar a tela de condição de pagamento consulte o manual “Como utilizar a tela de Condição de Pagamento”.


Como adicionar uma cotação

   Ao clicar em “Adicionar” na tela principal deve-se localizar o cliente para quem a cotação será realizada.
   Nesta tela além de localizar um cliente já cadastrado é possível cadastrar um novo cliente através do botão “Novo Cadastro” (1) ou alterar o cadastro selecionado na “GRID” através do botão “Alterar Cadastro” (2).
   Após localizar o cliente selecione-o com duplo clique no mouse para que a tela de cotação seja exibida.



   1. “Itens do Pedido” é a primeira aba exibida. Nesta aba serão informados os itens que compõe a cotação, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Itens do Pedido”.
   2. “Pedido de Venda” onde serão informadas as informações gerais da cotação como o cliente e vendedor, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Pedido de Venda”.
   3. “Fechamento” onde irá possuir as informações para finalizar o pedido como forma de pagamento, transportadora e valores finais, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Fechamento”.





Como utilizar a aba Itens do Pedido

Como utilizar a aba Pedido de Venda

Como utilizar a aba Fechamento