Mudanças entre as edições de "Relatório de Vendas (Vendas Por)"

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<span style="font-face:arial; font-size:190%;">Relatórios – Vendas Por</span>
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<span style="font-face:arial; font-size:190%;">Relatório de Vendas Por</span>
 
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<!-- *** INDICE *** -->
 
<!-- *** INDICE *** -->
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|1. Acessando a tela]]'''</span><br />
+
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|Como acessar a tela de Relatórios – Vendas Por]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#2|2. Filtros:]]'''</span><br />
+
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#2|Como utilizar a tela de Relatórios – Vendas Por]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#3|3. Modelo Normal Sintético]]'''</span><br />
+
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#3|Modelo Normal Sintético]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#4|4. MODELO: Normal Analítico]]'''</span><br />
+
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#4|Modelo Normal Analítico]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#5|5. Outros Filtros:]]'''</span><br />
+
<span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">'''[[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">''' [[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
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<span style="font-face:arial;"span style="font-size:130%;">
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<span style="font-face:arial;">
<br><span style= id="1">'''1. Acessando a tela'''<br />
+
<span style="font-size:130%;">
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;No “Menu Superior”, clique em “Relatórios”(1) > “Vendas” (2) > “Vendas Por” (3).<br />
+
<br><span style= id="1">&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Como acessar a tela de Relatórios – Vendas Por'''<br />
<br>'''Nota:''' Todas as informações contidas nesse relatório são geradas a partir dos Pedidos de Venda.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Acesse a tela de “Relatórios – Vendas” clicando em: “Menu Superior” > “Relatórios” (1) > “Vendas” (2) > “Vendas Por” (3).<br />
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 1?????????????????? -->
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.01.png|600px|link=|alt=|]]
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.01.png |600px|link=|alt=|]]<br />
<br />
+
<span style="font-face:arial;">
 +
<span style="font-size:70%;">
 +
<br>Permissão do grupo RELAT. VENDAS– Vendas Por
 +
<br>Permissão do grupo RELAT. VENDAS – Visualizar Comissões Todos
 +
<br>Permissão do grupo MENU - Menu Relatórios
 
</span>
 
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<span style="font-face:arial;"span style="font-size:130%;">
+
<br><br><span style= id="2">&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Como utilizar a tela de Relatórios – Vendas Por'''<br />
<br><span style= id="2">'''2. Filtros:'''<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;A opção “Relatório – Vendas Por” gera um relatório contendo todos os pedidos de venda feitos, de acordo com os filtros utilizados na tela. <br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “Período/Empresa/Cliente/Fornecedor” (1), temos o filtro “Tipo Data” (2), que possui as seguintes opções:
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Utilize os campos “Data Inicial” e “Data Final” (1) para definir o intervalo de tempo do qual deseja gerar o relatório.<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;* Data Emissão: é a data do pedido/faturamento/ativação.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Pelo campo “Tipo Data” (2) é possível definir se você deseja filtrar o período pela data da criação (DATA CRIAÇÃO) do pedido ou pela data de ativação (DATA EMISSÃO/FISCAL) do mesmo.<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;* Data Criação: é a hora do lançamento do sistema.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Pelo campo “Status Pedido” (3) é possível definir quais pedidos serão exibidos no relatório de acordo com seu status. São eles: “Ativo”, “Faturado”, “Pendente” ou “Cancelado”.<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;* Data Fiscal: é a data da emissão da Nota Fiscal.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível também filtrar o relatório pela empresa, cliente, representante e vendedor do pedido (4).<br />
 
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 2?????????????????? -->
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.08.png|600px|link=|alt=|]]<br />
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.02.png|750px|link=|alt=|]]
+
<span style="font-size:100%;">
<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “Cidade/Roteiro/Prazo/Margem” é possível filtrar o relatório de acordo com as informações de cadastro do cliente, como: cidade, roteiro e região que ele faz parte, e a transportadora ou ID.Reg. que está em seu cadastro (1).<br />
</span>
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Marcando o checkbox (2) são exibidos no relatório apenas pedidos de clientes que nunca tenham feito compra até a data inicial do filtro.<br />
<span style="font-face:arial;"span style="font-size:130%;">
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Através dos filtros “Prazo Mínimo” e “Prazo Máximo” (3) é possível definir um prazo médio mínimo e/ou máximo para listagem dos pedidos de venda.<br />
<br><span style= id="3">'''3. Modelo Normal Sintético'''<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Os filtros “Margem Mínima” e “Margem Máxima” (4) funcionam em conjunto com o filtro “Mostrar Custos”, eles definem um valor mínimo e/ou máximo para listagem dos relatórios de acordo com o tipo de custo escolhido.<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Em “Opções”, no campo “Modelo” (1), selecione a opção “NORMAL SINTÉTICO”.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Pelo filtro “Sem comprar a X dias” (5), é possível filtrar o relatório para exibir pedidos de venda de clientes que estavam sem fazer pedidos há certa quantidade de dias, contando a partir da data inicial especificada. Exemplo: se informar o valor 50 neste campo, serão exibidos apenas pedidos de venda de clientes que não realizaram nenhuma compra nos 50 dias anteriores à data informada como data inicial.<br />
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 3?????????????????? -->
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Lembrando que, para este filtro funcionar, é necessário que seja indicada uma data inicial, e é considerada a data informada no filtro “Tipo Data” na aba “Pedido/Empresa/Cliente/Fornecedor”.<br />
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.03.png|800px|link=|alt=|]]
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br />
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.09.png|800px|link=|alt=|]]<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O relatório gerado será semelhante a imagem abaixo.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “Grupos” pode-se filtrar as informações exibidas no relatório de acordo com as informações dos produtos vendidos (1), por grupos especiais de cadastro (2) e também pelos pedidos de uma determinada equipe de venda (3).<br />
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 4?????????????????? -->
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.04.png|800px|link=|alt=|]]
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.10.png|800px|link=|alt=|]]<br />
<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “CFOPS/Códigos Contábeis” é possível inserir quais CFOPs deseja ou não listar por meio dos seguintes campos: “Não listar as seguintes CFOPs” (1) e “Listar somente as CFOPs” (2).<br />
<br>'''EM:''' Empresa (Há filtros onde pode-se selecionar para qual empresa deseja gerar o relatório).<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Também é possível filtrar pelo “Tipo CFOP” (3) (venda, compra,devolução, etc.) e pelo “Tipo da Nota” (4).<br />
<br>'''PEDIDO:''' Número do pedido de Vendas.<br />
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>'''DATA:''' É o tipo da data que foi selecionado no filtro para gerar o relatório.<br />
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.11.png|800px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''CÓD. ENT.:''' É o código da entidade em que foi realizado o pedido de vendas (Há filtros onde pode-se selecionar uma única entidade em que deseja gerar o relatório).<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “Produtos/Códigos” é possível filtrar as informações exibidas no relatório de acordo com o código, descrição, localização ou observação cadastrada no produto vendido (1).<br />
<br>'''ENTIDADE:''' É a Razão Social do cliente.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível filtrar, também, pelo tipo de mercadoria (2) e pelo fornecedor informado no cadastro do produto (3).<br />
<br>'''QNTDE:''' NÃO DISPONIVEL NO MODELO SINTÉTICO.<br />
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>'''VLR UNIT.:''' NÃO DISPONIVEL NO MODELO SINTÉTICO.<br />
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.12.png|800px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''PRODUTOS:''' É o valor total dos produtos - desconto.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Em “Opções”, é possível selecionar até dois tipos de agrupamentos diferentes (1) para as informações exibidas no relatório, bem como qual será o tipo de código (2) exibido. Também é possível escolher se serão exibidos os custos (3) e qual tipo do custo, o Modelo (4) que do relatório a ser gerado, se será “Normal Sintético” ou “Normal Analítico”. Os filtros “Margem Mínima do Item” e “Margem Máxima do Item” (5) funcionam semelhantes aos filtros de Margem da aba “Cidade/Roteiro/Prazo/Margem”, porém, ao invés de definir a margem a ser exibida pelo total do pedido, ele seleciona e exibe somente os itens que estão dentro da margem nos pedidos de venda. É possível visualizar isso através do Modelo Normal Analítico.<br />
<br>'''OUTROS:''' A coluna "Outros" é a soma dos campos: (frete + outras despesas + seguro - desconto fiscal).
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;*Desconto Fiscal é valido para clientes Suframa.<br />
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.13.png|800px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''IMPOSTOS:''' Impostos são considerados somente os que alteram diretamente o total da nota (PIS + ST).<br />
+
<br><span style= id="3">&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Modelo Normal Sintético'''<br />
<br>'''TOTAL:''' A coluna "total" do relatório é o campo "Total Geral" do pedido de vendas.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O Modelo Normal Sintético imprime a relação dos pedidos de venda de acordo com os filtros especificados, de uma forma mais resumida, exibindo detalhes como:<br />
<br>'''P.M:''' Prazo médio é o tempo que irá demorar a receber o valor total da venda.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''1. EM''': Empresa (Há filtros onde é possível selecionar para qual empresa deseja gerar o relatório).
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Exemplo: Primeira parcela (28 dias), segunda parcela (35 dias), terceira parcela (45 dias) o prazo médio será: (28+35+45) / 3 = 36 dias (36 é o prazo médio).<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''2. PEDIDO''': Número do pedido de venda.
<br>'''ST:''' É o status atual do pedido de venda.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''3. DATA''': Data do pedido de venda, de acordo com o tipo de data selecionado ao gerar o relatório.
</span>
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''4. CÓD. ENT.''': É o código da entidade em que foi realizado o pedido de venda (Há filtros onde se pode selecionar uma única entidade para ser exibida no relatório).
</span>
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''5. ENTIDADE''': É a razão social do cliente.
<span style="font-face:arial;"span style="font-size:130%;">
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''6. PRODUTOS''': É o valor total dos produtos do pedido de venda (valor unitário * quantidade)..
<br><span style= id="4">'''4. MODELO: Normal Analítico'''<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''7. OUTROS''': A coluna "Outros" é a soma dos campos: (frete + outras despesas + seguro - desconto fiscal*), porém para cada item é calculado um valor proporcional. Desconto Fiscal é válido para clientes Suframa.  
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Em “Opções”, no campo “Modelo” (1), selecione a opção “NORMAL Analítico”.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''8. IMPOSTOS''': Impostos são considerados somente os que alteram diretamente o total da nota (PIS + ST).
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 5?????????????????? -->
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''9. TOTAL''': A coluna "total" do relatório é o campo "Total Geral" do pedido devendas.
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.05.png|800px|link=|alt=|]]
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''10. (%)''': Exibe as informações de acordo com o custo selecionado no filtro “Mostrar Custos”.Caso selecionado para não mostrar custos, não será exibido valor nenhum.
<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''11. P.M''': Prazo médioo tempo que irá demorar a receber o valor total da compra.  
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O relatório gerado será semelhante a imagem abaixo.<br />
+
  Exemplo: Primeira parcela (28 dias), segunda parcela (35 dias), terceira parcela (45 dias) o prazo médio será: (28+35+45) / 3 = 36 dias (36 é o prazo médio).
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 6?????????????????? -->
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''12. ST''': É o status atual do pedido de venda.  
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.06.png|800px|link=|alt=|]]
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br />
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.16.png|800px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''EM:''' Empresa (Há filtros onde pode-se selecionar para qual empresa deseja gerar o relatório).<br />
+
<br><span style= id="4">&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Modelo Normal Analítico'''<br />
<br>'''PEDIDO:''' Número do pedido de Vendas.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O Modelo Normal Analítico gera um relatório semelhante ao Modelo Normal Sintético, porém, exibindo para cada venda, detalhes dos itens da mesma (1):<br />
<br>'''DATA:''' É o tipo da data que foi selecionado no filtro para gerar o relatório.<br />
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ IMAGEM ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>'''CÓD. ENT.:''' É o código da entidade em que foi realizado o pedido de vendas
+
<br>[[Arquivo:RELATORIOS_VENDAS-POR.17.png|800px|link=|alt=|]]<br /><br />
(Há filtros onde pode-se selecionar uma única entidade em que deseja gerar o relatório).<br />
+
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ TOPO ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
<br>'''ENTIDADE:''' É a Razão Social do cliente.<br />
+
<br>'''QNTDE:''' É a quantidade inserida no pedido de venda.<br />
+
<br>'''VLR UNIT.:''' O valor unitário é o campo "preço sistema" do pedido de vendas.<br />
+
<br>'''PRODUTOS:''' É o campo "total" no pedido de vendas (valor unitário * quantidade).<br />
+
<br>'''OUTROS:''' A coluna "Outros" é a soma dos campos: (frete + outras despesas + seguro - desconto fiscal), porem para cada item é calculado um valor proporcional.  
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;*Desconto Fiscal é valido para clientes Suframa.<br />
+
<br>'''IMPOSTOS:''' Impostos são considerados somente os que alteram diretamente o total da nota (PIS + ST).<br />
+
<br>'''TOTAL:''' A coluna "total" do relatório é o campo "Total Geral" do pedido de vendas.<br />
+
<br>'''P.M:''' Prazo médio é o tempo que irá demorar a receber o valor total da venda.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Exemplo: Primeira parcela (28 dias), segunda parcela (35 dias), terceira parcela (45 dias) o prazo médio será: (28+35+45) / 3 = 36 dias (36 é o prazo médio).<br />
+
<br>'''ST:''' É o status atual do pedido de venda.<br />
+
</span>
+
</span>
+
<span style="font-face:arial;"span style="font-size:130%;">
+
<br><span style= id="5">'''5. Outros Filtros:'''<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “PERIODO/EMPRESA/CLIENTE/FORNECEDOR” (1), temos dois campos para especificar o período de tempo que queremos listar. Preenchendo os campos “Data Inicial” e “Data Final” (2), serão listadas apenas as vendas que foram realizadas nesse período de tempo.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O campo “Status Pedido” (3), permite filtrar apenas os pedidos com um status específico, podendo ser: Pendente, Ativo, Faturado, Cancelados ou Todos (Show All).
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Com os campos referentes à “Entidade” (4), podemos filtrar apenas as vendas realizadas em uma determinada Empresa ou por um Fornecedor, Cliente, Representante ou Vendedor/Comprador específico.<br />
+
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 7?????????????????? -->
+
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.07.png|800px|link=|alt=|]]
+
<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba “CFOPS/CÓDIGOS CONTÁBEIS” (1), é possível inserir quais CFOPs deseja ou não listar por meio dos campos “Não Listar as seguintes CFOPs” (2) e “Listar Somente as CFOPs” (3).
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Também é possível filtrar pelo “Tipo CFOP” (4), (Venda, Compra, Devolução, etc. Podendo também filtrar por todos os tipos de CFOPs selecionando a opção “Show All”).
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O campo “Tipo Nota”, permite filtrar pelo tipo da nota, podendo ser de “Entrada”, “Saída” ou “Todas”.<br />
+
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 8?????????????????? -->
+
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.08.png|800px|link=|alt=|]]
+
<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Em “Opções”, podemos definir até duas formas de agrupamento para os dados que serão exibidos no relatório. Quando selecionamos uma forma de agrupamento (por “Clientes”, por exemplo), todas as vendas de cada cliente serão agrupadas e exibidas sequencialmente.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Também é possível agrupar de duas formas simultaneamente. Os agrupamentos mais utilizados são:
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;*Agrupamento por Ano e Mês.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;*Agrupamento por Mês e Dia.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;*Agrupamento por Cliente e Mês.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Temos também a opção “Tipo Código” (2), onde podemos definir qual código será exibido no relatório, podendo ser: “Interno”, “Manual”, “Fabricante”, “Nota Fiscal”, “Barras”.<br />
+
<!-- ?????????????????????????? IMAGEM 9?????????????????? -->
+
<br>[[Arquivo:Relatorio_Vendas.09.png|800px|link=|alt=|]]
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<br />
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</span>
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<!-- ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ VOLTAR ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ -->
+
 
<div style="float:right;">[[Arquivo:icone04.png | CLIQUE PARA VOLTAR AO TOPO |link=#top|alt=]]</div>
 
<div style="float:right;">[[Arquivo:icone04.png | CLIQUE PARA VOLTAR AO TOPO |link=#top|alt=]]</div>

Edição das 14h49min de 8 de julho de 2016


Relatório de Vendas Por

  Índice


Como acessar a tela de Relatórios – Vendas Por

Como utilizar a tela de Relatórios – Vendas Por

Modelo Normal Sintético

Modelo Normal Analítico
VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR




   Como acessar a tela de Relatórios – Vendas Por

   Acesse a tela de “Relatórios – Vendas” clicando em: “Menu Superior” > “Relatórios” (1) > “Vendas” (2) > “Vendas Por” (3).



Permissão do grupo RELAT. VENDAS– Vendas Por
Permissão do grupo RELAT. VENDAS – Visualizar Comissões Todos
Permissão do grupo MENU - Menu Relatórios


   Como utilizar a tela de Relatórios – Vendas Por

   A opção “Relatório – Vendas Por” gera um relatório contendo todos os pedidos de venda feitos, de acordo com os filtros utilizados na tela.

   Utilize os campos “Data Inicial” e “Data Final” (1) para definir o intervalo de tempo do qual deseja gerar o relatório.

   Pelo campo “Tipo Data” (2) é possível definir se você deseja filtrar o período pela data da criação (DATA CRIAÇÃO) do pedido ou pela data de ativação (DATA EMISSÃO/FISCAL) do mesmo.

   Pelo campo “Status Pedido” (3) é possível definir quais pedidos serão exibidos no relatório de acordo com seu status. São eles: “Ativo”, “Faturado”, “Pendente” ou “Cancelado”.

   É possível também filtrar o relatório pela empresa, cliente, representante e vendedor do pedido (4).



   Na aba “Cidade/Roteiro/Prazo/Margem” é possível filtrar o relatório de acordo com as informações de cadastro do cliente, como: cidade, roteiro e região que ele faz parte, e a transportadora ou ID.Reg. que está em seu cadastro (1).

   Marcando o checkbox (2) são exibidos no relatório apenas pedidos de clientes que nunca tenham feito compra até a data inicial do filtro.

   Através dos filtros “Prazo Mínimo” e “Prazo Máximo” (3) é possível definir um prazo médio mínimo e/ou máximo para listagem dos pedidos de venda.

   Os filtros “Margem Mínima” e “Margem Máxima” (4) funcionam em conjunto com o filtro “Mostrar Custos”, eles definem um valor mínimo e/ou máximo para listagem dos relatórios de acordo com o tipo de custo escolhido.

   Pelo filtro “Sem comprar a X dias” (5), é possível filtrar o relatório para exibir pedidos de venda de clientes que estavam sem fazer pedidos há certa quantidade de dias, contando a partir da data inicial especificada. Exemplo: se informar o valor 50 neste campo, serão exibidos apenas pedidos de venda de clientes que não realizaram nenhuma compra nos 50 dias anteriores à data informada como data inicial.

   Lembrando que, para este filtro funcionar, é necessário que seja indicada uma data inicial, e é considerada a data informada no filtro “Tipo Data” na aba “Pedido/Empresa/Cliente/Fornecedor”.



   Na aba “Grupos” pode-se filtrar as informações exibidas no relatório de acordo com as informações dos produtos vendidos (1), por grupos especiais de cadastro (2) e também pelos pedidos de uma determinada equipe de venda (3).



   Na aba “CFOPS/Códigos Contábeis” é possível inserir quais CFOPs deseja ou não listar por meio dos seguintes campos: “Não listar as seguintes CFOPs” (1) e “Listar somente as CFOPs” (2).

   Também é possível filtrar pelo “Tipo CFOP” (3) (venda, compra,devolução, etc.) e pelo “Tipo da Nota” (4).



   Na aba “Produtos/Códigos” é possível filtrar as informações exibidas no relatório de acordo com o código, descrição, localização ou observação cadastrada no produto vendido (1).

   É possível filtrar, também, pelo tipo de mercadoria (2) e pelo fornecedor informado no cadastro do produto (3).



   Em “Opções”, é possível selecionar até dois tipos de agrupamentos diferentes (1) para as informações exibidas no relatório, bem como qual será o tipo de código (2) exibido. Também é possível escolher se serão exibidos os custos (3) e qual tipo do custo, o Modelo (4) que do relatório a ser gerado, se será “Normal Sintético” ou “Normal Analítico”. Os filtros “Margem Mínima do Item” e “Margem Máxima do Item” (5) funcionam semelhantes aos filtros de Margem da aba “Cidade/Roteiro/Prazo/Margem”, porém, ao invés de definir a margem a ser exibida pelo total do pedido, ele seleciona e exibe somente os itens que estão dentro da margem nos pedidos de venda. É possível visualizar isso através do Modelo Normal Analítico.



   Modelo Normal Sintético

   O Modelo Normal Sintético imprime a relação dos pedidos de venda de acordo com os filtros especificados, de uma forma mais resumida, exibindo detalhes como:

   1. EM: Empresa (Há filtros onde é possível selecionar para qual empresa deseja gerar o relatório).
   2. PEDIDO: Número do pedido de venda.
   3. DATA: Data do pedido de venda, de acordo com o tipo de data selecionado ao gerar o relatório.
   4. CÓD. ENT.: É o código da entidade em que foi realizado o pedido de venda (Há filtros onde se pode selecionar uma única entidade para ser exibida no relatório).
   5. ENTIDADE: É a razão social do cliente.
   6. PRODUTOS: É o valor total dos produtos do pedido de venda (valor unitário * quantidade)..
   7. OUTROS: A coluna "Outros" é a soma dos campos: (frete + outras despesas + seguro - desconto fiscal*), porém para cada item é calculado um valor proporcional. Desconto Fiscal é válido para clientes Suframa.
   8. IMPOSTOS: Impostos são considerados somente os que alteram diretamente o total da nota (PIS + ST).
   9. TOTAL: A coluna "total" do relatório é o campo "Total Geral" do pedido devendas.
   10. (%): Exibe as informações de acordo com o custo selecionado no filtro “Mostrar Custos”.Caso selecionado para não mostrar custos, não será exibido valor nenhum.
   11. P.M: Prazo médio.É o tempo que irá demorar a receber o valor total da compra.

  Exemplo: Primeira parcela (28 dias), segunda parcela (35 dias), terceira parcela (45 dias) o prazo médio será: (28+35+45) / 3 = 36 dias (36 é o prazo médio).


   12. ST: É o status atual do pedido de venda.


   Modelo Normal Analítico

   O Modelo Normal Analítico gera um relatório semelhante ao Modelo Normal Sintético, porém, exibindo para cada venda, detalhes dos itens da mesma (1):