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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|Como utilizar a tela de Cadastro de Entidade]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|Como acessar a tela de Cadastro de Entidades]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre como adicionar um novo cadastro de entidade? [[1.100.27-135 | Clique Aqui]]</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre quais campos são utilizados para cadastrar um cliente? [[1.100.27-136 | Clique Aqui]]</span><br />
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<br> <span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">''' [[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
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<span style="font-face:arial; font-size:190%;">Cadastro de Entidades</span>
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<div style="float:right;"></div>[[Arquivo:icone02.png|link=|alt=]]&nbsp;&nbsp;'''Índice'''
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<!-- *** INDICE *** -->
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|Como utilizar a tela de Cadastro de Entidades]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#2|Como adicionar um novo Cadastro de Entidade]]'''</span><br />
 
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#2|Como adicionar um novo Cadastro de Entidade]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#3|Como alterar um Cadastro de Entidade]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#3|Campos específicos do cadastro de Cliente]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#4|Campos utilizados para Cadastrar um Cliente]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#4|Campos específicos do Cadastro de Fornecedor]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#5|Campos específicos do cadastro de Transportadora]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#6|Campos específicos do cadastro de Terceiro]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#7|Campos específicos do cadastro de Funcionário]]'''</span><br />
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<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#8|Finalizar o Cadastro]]'''</span><br />
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<br><span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre como adicionar um novo cadastro de entidade? [[1.100.27-135 | Clique Aqui]]</span><br />
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<br><span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre quais campos são utilizados para cadastrar um cliente? [[1.100.27-136 | Clique Aqui]]</span><br />
 
<br> <span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">''' [[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
 
<br> <span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">''' [[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
 
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<span style="font-size:130%;">'''Como acessar a tela de Cadastro de Entidades'''<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para acessar a tela de Cadastro de Entidades clique em: “Menu Superior” > "Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).<br />
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<br><span style= id="1">'''Como acessar a tela de Cadastro de Entidades'''<br />
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.01.png|450px|link=|alt=|]]<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para acessar a tela de Cadastro de Entidades clique em: “Menu Superior” > “Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).<br />
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.01.png|450px|link=|alt=|]]<br />
 
<span style="font-face:arial;">
 
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<span style="font-size:70%;">
 
<span style="font-size:70%;">
<br>Permissão do grupo CADASTROS – Cadastro de Entidades
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<br>Permissão do grupo CADASTROS – Cadastro de Entidades  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Alterar Clientes
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Alterar Clientes  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Incluir Clientes
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Incluir Clientes  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Fornecedores
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Fornecedores  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Funcionarios
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Funcionarios  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Terceiros
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Terceiros  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Transportadoras
+
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - IA Transportadoras  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Cliente
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Cliente  
 
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Funcionarios  
 
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Funcionarios  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Fornecedores
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Fornecedores  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Terceiros
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Terceiros  
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Transportadoras
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<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Transportadoras  
<br>Permissão do grupo INCLUIR / ALTERAR - IA Entidade sem CNPJ  
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<br>Permissão do grupo INCLUIR / ALTERAR - IA Entidade sem CNPJ  
<br>Permissão do grupo MENUS PRINCIPAIS - Menu Cadastros
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<br>Permissão do grupo MENUS PRINCIPAIS - Menu Cadastros  
<br>Permissão do grupo OUTROS - Atualizar Versão Atual
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<br>Permissão do grupo OUTROS - Atualizar Versão Atual  
<br>Permissão do grupo OUTROS - Cadastrar CNPJ Repetido
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<br>Permissão do grupo OUTROS - Cadastrar CNPJ Repetido  
<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar dados do funcionário
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<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar dados do funcionário  
<br />Permissão do grupo OUTROS - Visualizar somente seus clientes
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<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar somente seus clientes<br />
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<br />
 
<br><span style= id="1">'''Como utilizar a tela de Cadastro de Entidades'''<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Nesta tela é possível filtrar entidades pelos “Campos de Procura” (1), caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de [[Filtros|"Como utilizar os filtros"]].
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar um novo cadastro de produto, clique no botão “Adicionar” (2), se já possuir um produto e quiser alterá-lo clique em “Alterar” (3).
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Nesta tela também é selecionar se deseja “Mostrar Versões Antigas” ou “Mostrar Itens Inativos” (4), ao selecionar a opção “Mostrar Versões Antigas” serão exibidos na GRID também os cadastros que quando alterados, foi selecionada a opção “Gerar Nova Versão” e ao selecionar a opção “Mostrar Itens Inativos” são os cadastros que estão com status “Inativo”.
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Em “Diversos” (5) há algumas funcionalidades disponíveis, entre elas:
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível inserir informações de parentes vinculando a uma entidade já cadastrada, para inserir estas informações utilize o botão “Grau de Parentesco” (5), para saber mais de como utilizar neste botão consulte o manual de "[[1.100.26-133 | Como utilizar o Cadastro de Parentescos]]".
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;A opção “CRM” é um atalho para poder visualizar a tela de CRM ao selecionar uma entidade.
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;A opção “Diretório Fornecedor / Entidade” irá abrir uma pasta compartilhada no servidor para que possam ser armazenadas as informações do fornecedor como, por exemplo, cotações, planilhas do Excel, entre outros. Para poder utilizar este botão é necessário estar configurado, para configurar esta opção entre em contato com o Suporte Técnico da J.BOSS.<br />
 
<span style="font-size:70%;">
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Para uso do Suporte Técnico da J.BOSS:''' No servidor: Dentro do servidor deverá conter uma pasta chamada "Fornecedores”, dentro da pasta "Fornecedores" deverá conter uma pasta para cada fornecedor que deseja armazenar as informações, porem o início do nome da pasta deverá ser o código da entidade (que é composto por 6 dígitos), por exemplo 000001 - João.
 
Como configurar: Caso tenha dúvidas de como configurar para visualizar o diretório consulte o manual de [[Outras_Operações_Parametros_do_Sistema|"Outras Operações: Parâmetros do Sistema"]].
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Permissão do botão: Grupo: OUTROS - Visualizar Diretório Fornecedor.<br />
 
 
</span>
 
</span>
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível imprimir uma etiqueta de código de barras da entidade referente ao “código da entidade” no botão “Imprimir Etiqueta” (8).
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para imprimir relatório de entidades, é possível utilizar a opção “Imprimir Relação” ao clicar nesta opção uma nova tela é exibida onde é possível selecionar a impressão entre "Ficha", "Impressão Padrão" ou abrir a tela de "Relatório de Entidades". Ao selecionar a opção “Ficha” um relatório seja gerado referente à entidade que estiver selecionada na GRID, ao selecionar a opção “Impressão Padrão” um relatório será gerado com todos os itens da GRID e ao selecionar a opção “Relatório de Entidades” a tela de relatórios de entidades será exibida, caso tenha dúvidas de como gerar o relatório consulte o manual de [[Listagem_de_Estoque|"Como gerar relatório de Listagem de Entidade"]].<br />
 
<br>'''Nota:''' Após realizar alterações clique em “Atualizar” para visualizar as alterações realizadas.<br />
 
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.02.png|700px|link=|alt=|]]<br />
 
 
<br><span style= id="2">'''Como adicionar um novo Cadastro de Entidade'''<br />
 
<br><span style= id="2">'''Como adicionar um novo Cadastro de Entidade'''<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar um novo Cadastro de Entidade há alguns campos que são de preenchimentos obrigatórios e devemos nos atentar, são eles:<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar um novo Cadastro de Entidade há alguns campos que são de preenchimentos obrigatórios e devemos nos atentar, são eles:<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;1.CNPJ.
+
<br>'''1. CPF ou CNPJ.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;2.Inscrição Estadual Quando a I.E. for ISENTO, preencha com ISENTO.
+
<br>'''2. Inscrição Estadual:'''Quando a entidade for isenta, preencha com a palavra ISENTO.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;3.Razão Social/Nome.
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<br>'''3. Razão Social/Nome.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;4.Endereço.
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<br>'''4. Endereço.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;5.Bairro.
+
<br>'''5. Bairro.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;6.Cidade.
+
<br>'''6. Cidade.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;7.CEP.
+
<br>'''7. CEP.'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;8.Tipo Selecione o principal tipo da entidade cadastrada.
+
<br>'''Tipo Entidade'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;9.Box - Marcar a entidade de acordo com o tipo de cadastro, sendo possível marcar todos eles.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível que uma única entidade seja ao mesmo tempo fornecedor, cliente e/ou mais coisas de sua empresa, e é possível cadastrá-la pertencendo a mais de um tipo de entidade no sistema, evitando assim que sua lista de cadastro de entidades fique poluída com cadastros “duplicados”.<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para confirmar um novo cadastro utilize o botão “Gerar Nova Versão”(10), caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" consulte o manual de [[1.100.26-134 | "Como utilizar os botões Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual"]].<br />
+
<br>'''8. Tipo Padrão:''' Selecione o principal tipo da entidade cadastrada.
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.03.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>'''9. Box:''' Marcar a entidade de acordo com o tipo de cadastro, sendo possível marcar todos eles ao mesmo tempo.<br />
<br><span style= id="3">'''Como alterar um Cadastro de Entidade'''<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Cada marcação no Box irá abrir uma nova aba com mais campos para serem preenchidos, específicos para a opção selecionada. (Cliente abrirá dados de vendas e configurações fiscais, por exemplo). Para saber mais, consulte os tópicos abaixo:<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Se já possuir um Cadastro de Entidade e quiser alterá-lo clique em “Alterar” e realize as alterações que deseja.
+
<br>• [[#3|Campos específicos do cadastro de Cliente.]]
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para confirmar a alteração de um cadastro sem realizar uma cópia deste cadastro utilize o botão “Corrigir Cadastro Atual” (2) ou também é possível confirmar a alteração de um cadastro realizando uma cópia do cadastro antigo, para isto utilize o botão “Gerar Nova Versão” (1), caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" consulte o manual de [[1.100.26-134 |"Como utilizar os botões Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual"]].<br />
+
<br>• [[#4|Campos específicos do Cadastro de Fornecedor.]]
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.04.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>• [[#5|Campos específicos do cadastro de Transportadora.]]
<br><span style= id="4">'''Campos utilizados para Cadastrar um Cliente'''<br />
+
<br>• [[#6|Campos específicos do cadastro de Terceiro.]]
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar um novo cliente há alguns campos que é importante se atentar.<br />
+
<br>• [[#7|Campos específicos do cadastro de Funcionário.]]<br />
<br>'''Destino Padrão e Outras Informações:''' Este campo deverá ser preenchido, pois ele é um filtro utilizado na regra PPP.  
+
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.02.png|750px|link=|alt=|]]<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Se o cliente for um consumidor final deverá estar selecionado como “10 - Venda para consumo” e no quadro de outras informações deverá estar selecionada a opção “Consumidor Final”.  
+
<br><span style= id="3">'''Campos específicos do cadastro de Cliente'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;No caso de se manter ‘vazio’, por padrão irá puxar ‘Venda para Revenda’.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Os Cadastros de Clientes possuem alguns campos que podem ser necessários preencher.<br />
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.05.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>'''1. Consumidor Final''':Faz com que os pedidos de Venda por padrão sejam de vendas para Consumo.
<br>'''Regime da Empresa:''' Selecione o regime da empresa (em alguns casos é usado nas regras de impostos).<br />
+
<br>'''2. Não contribuinte''': Faz com que os pedidos de Venda, sejam para Não contribuinte (apenas consumidores podem ser não contribuintes).<br />
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.06.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.03.png|450px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''Impostos:''' No cadastro do cliente é possível selecionar se o cliente é isento de PIS, COFINS, ICMS, IPI e/ou ST, se o cliente for isento selecione “SIM” se o cliente não for isento selecionar “NÃO”.
+
<br>'''Na aba Dados comerciais, notar os seguintes campos:'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Além dos campos de isenção, há também os campos de Alíquota ICMS e Alíquota Interna ICMS que deverão ser preenchidos caso o cliente possua alguma alíquota diferenciada.<br />
+
<br>'''1. Transportadora:''' A transportadora cadastrada virá automaticamente nas vendas do cliente.  
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.07.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>'''2. Representante e Vendedor:''' Se existirem vendedores e representantes fixos por cliente, esse campo precisa ser preenchido.
<br>'''Suframa e Validade Suframa e Descontos Especiais:''' Clientes que possuem código SUFRAMA têm uma tratativa diferenciada de impostos. O sistema precisa que alguns campos sejam preenchidos corretamente:<br />
+
<br>'''3. Limite de Crédito:''' Quando a empresa não usa nenhuma trava de Limite de Crédito, deixar como zero. Preenchendo o limite, vendas acima desse limite gerarão um aviso de liberação no Financeiro.<br />
<br>'''SUFRAMA:''' Esse campo que identifica os clientes com a tratativa especial (ver abaixo “Descontos Especiais”).<br />
+
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.04.png|650px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''Validade SUFRAMA:''' Não permitirá o faturamento. Esse campo é obrigatório o preenchimento para o funcionamento correto e serve para avisar quando se deverão consultar novamente os descontos SUFRAMA.<br />
+
<br>'''Na aba Dados Fiscais, notar os seguintes campos:'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;As cidades de área de livre comércio (ALC) são:<br />
+
<br>'''1. Regime da Empresa:''' Algumas regras fiscais mudam de acordo com o regime de tributação que a empresa pertence.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Boa Vista (RR).  
+
<br>'''2. Código Fiscal:''' Não existe um padrão nesse campo. Porém, quando houverem dados a serem preenchidos nesse campo, será passada uma relação e quando aplicar.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Bonfim (RR).
+
<br>'''3. Ramo de Atividade e CNAE:''' Vendas para MT precisam desses campos preenchidos para calcular a tributação do estado.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Brasiléia (AC).  
+
<br>'''4. Descontos Especiais:''' Salvo raros casos, os descontos especiais são usados apenas na Área de Livre Comércio (Suframa). Nesses casos o tributo ticado, ao invés de destacá-lo na nota, ele é abatido do valor. (Normalmente vendas para Manaus possuem abatimento de ICMS).
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Cruzeiro do Sul (AC).  
+
<br>'''5. Campos “ISENTOS”:''' Usado para ISENTAR a venda de tal tributo, que seria calculado normalmente. Não confundir com cliente “ISENTO” de IE. Quando selecionado sim, o tributo não irá destacar. Normalmente é usado também no SUFRAMA, ou quando uma empresa possui uma documentação, na qual a empresa se torna ISENTA.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Epitaciolândia (AC).
+
<br>'''6. Suframa (Validade do Suframa):''' Identifica clientes que pertencem a essa área. A validade ajuda a controlar quando se fará uma nova consulta (pois impede que notas sejam faturadas se a validade não estiver ativa).
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Guajará-Mirim (RO).  
+
<br>'''7. Ignorar “SEM ST”, Cadastro do Produto:''' Produtos Híbridos. Podem ter tributação de ST ou não, dependendo de sua aplicação e origem. Esse campoirá ignorar a isenção do ST, marcado no cadastro do produto.<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Macapá (AP).  
+
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.05.png|750px|link=|alt=|]]<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Municípios de Manaus (AM).  
+
<br><span style= id="4">'''Campos específicos do Cadastro de Fornecedor'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Presidente Figueiredo (AM).  
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Alguns dados específicos do fornecedor podem ser informados diretamente no cadastro. Dessa forma, todas as vezes que uma compra com esse fornecedor for feita, os campos em questão serão carregados automaticamente no Pedido de Compra ou na Nota Recebida. Os campos podem ser:<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Rio Preto da EVA (AM).  
+
<br>'''1. Transportadora e Comprador.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Santana (AP).  
+
<br>'''2. Histórico e Histórico Analítico.'''
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;• Tabatinga (AM).<br />
+
<br>'''3. Alíquota ICMS e Alíquota Interna ICMS.'''
<br>'''Descontos Especiais:''' Esses campos só funcionam quando a regra PPP a qual o cliente se enquadra utilizar esses descontos. Em geral é usado para clientes SUFRAMA. Dependendo da Regra PPP, o imposto será destacado e abatido, ou zerado e o valor correspondente ABATIDO do valor da parcela a pagar.<br />
+
<br>'''4. Observações para Compras.'''<br />
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.08.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Marque o “checkbox” (5) para bloquear compra para o fornecedor em questão.<br />
<br>'''Código Fiscal'''<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Utilize os campos “Condições de Pagamento” (6) para definir os prazos de pagamento e as formas de pagamento permitidas para o fornecedor em questão.<br />
<br>'''• ISI:''' Empresas que compram para INDUSTRIALIZAÇÃO, mas não destaca IPI nas notas dos produtos importados.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Também é possível definir limites de crédito, prazo e markup (7) para o fornecedor em questão. Com isso, é possível ter um controle dos gastos com cada fornecedor.<br />
<br>'''• ALC:''' Área de Livre Comércio, usado SOMENTE em casos de clientes que se encontram nas cidades da ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO e POSSUÍREM código SUFRAMA (na qual mudará a CFOP para 6.110) (ver o tópico ‘Suframa e Validade Suframa’).<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Também é possível informar o “Código CNAE”, o “Ramo de Atividade” (8), “Regime da Empresa”, “Tipo da Empresa” e “Localização do Fornecedor” (9). Porém, esses dados são apenas informativos, não influenciando nas regras de impostos para Fornecedor.<br />
<br>'''• ISE:''' Inscrição Estadual Isenta. Usado nos casos da empresa ser “ISENTA”. Normalmente esses casos precisam acompanhar o campo IE, também com os dizeres ISENTO.<br />
+
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.06.png|750px|link=|alt=|]]<br />
<br>'''• SST:''' Sem Substituição Tributaria. Usa-se somente em clientes que, embora o item possua Substituição Tributaria, ele será ISENTO de ST.<br />
+
<br><span style= id="5">'''Campos específicos do cadastro de Transportadora'''<br />
<br>'''• SIP:''' Sem Impostos. Usa em clientes na qual não se destaca quaisquer impostos na nota.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Os Cadastros de Transportadoras possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:<br />
<br>'''• IIS:''' Sem IPI e ST. Usa em clientes na qual não se desta IPI e ST, mesmo que o produto tenha.<br />
+
<br>'''1. Placa do Veículo:''' Preencher quando a transportadora fizer uso de apenas um veículo. Assim, a placa do mesmo sairá automaticamente na NFE.
<br>'''• AIC:''' Abatimento e Desconto Fiscal e sem destaque de IPI e ST. Similar ao SIP, porém no caso de possuir ICMS, PIS e COFINS o valor será abatido da fatura (parecido com os casos SUFRAMA).<br />
+
<br>'''2. Local:''' Endereço de onde se localiza a transportadora.
<br>'''• CST:''' Com Substituição Tributária. Ao contrário do SST, irá gerar cobrança de ST, mesmo que o produto se enquadre em um caso que seria isento. Porém, itens que já não possuem ST não irão destacar normalmente.<br />
+
<br>'''3. Horário:''' Preencher com informações relacionadas ao horário de recebimento/retirada de mercadorias pela transportadora.
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.09.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>'''4. Observações da Transportadora:''' Observações gerais relacionadas à transportadora.<br />
<br>'''CNAE:''' Classificação Nacional de Atividades Econômicas deverá ser selecionado o CNAE, pois é um campo utilizado no PPP.<br />
+
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.07.png|750px|link=|alt=|]]<br />
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.10.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br><span style= id="6">'''Campos específicos do cadastro de Terceiro'''<br />
<br>'''ST por ICMS DB:''' É um campo obrigatório caso seu cliente utilize o ST por ICMS DB.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Os Cadastros de Terceiros possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:<br />
<br>[[Arquivo:CADASTROS_-_Cadastro_de_Entidades.11.png|700px|link=|alt=|]]<br />
+
<br>'''1. Comissão do Vendedor:''' Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de vendedor, de acordo com o preço de tabela do produto.
<!-- ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ VOLTAR ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ -->
+
<br>'''2. Comissão do Representante:''' Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de representante, de acordo com o preço de tabela do produto.
 +
<br>'''3. Histórico e Histórico analítico:''' As informações inseridas nesses campos serão carregadas automaticamente em pedidos de compra, venda, contas a pagar e a receber, assim que selecionada a entidade. Tais informações auxiliam na classificação contábil de despesas e faturamentos.
 +
<br>'''4. Observações do Terceiro:''' Observações gerais referentes ao terceiro. <br />
 +
<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.08.png|750px|link=|alt=|]]<br />
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<br><span style= id="7">'''Campos específicos do cadastro de Funcionário'''<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Os Cadastros de Funcionários possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:<br />
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<br>'''1. Cargo:''' Refere-se ao cargo exercido pelo funcionário.
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<br>'''2. Categoria:''' Refere-se à categoria que o funcionário se encontra dentro de seu cargo.
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<br>'''3. Data Nasc. Empresa:''' Data de entrada do funcionário na empresa.
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<br>'''4. Salário:''' Salário mensal do funcionário.
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<br>'''5. Valor Hora:''' Valor que o funcionário ganha por hora.
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<br>'''6. Número da Carteira de Trabalho:''' Número da carteira de trabalho do funcionário.
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<br>'''7. Conta Bancária:''' Número da conta bancária do funcionário.
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<br>'''8. Usuário do Sistema:''' Usuário que o funcionário utilizará ao acessar o sistema.
 +
<br>'''9. Comissão do Vendedor:''' Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de vendedor, de acordo com o preço de tabela do produto.
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<br>'''10. Comissão do Representante:''' Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de representante, de acordo com o preço de tabela do produto.
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<br>'''11. Observações do Funcionário:''' Observações gerais referentes ao funcionário.<br />
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.09.png|750px|link=|alt=|]]<br />
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<br><span style= id="8">'''Finalizar o Cadastro'''<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para confirmar um novo cadastro utilize o botão “Gerar Nova Versão” (1), caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" (2) consulte o manual de [[1.100.26-134|Como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual"]].<br />
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro_de_Entidades.10.png|750px|link=|alt=|]]<br />
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Edição atual tal como às 15h10min de 5 de setembro de 2016


Cadastro de Entidades

  Índice


Como acessar a tela de Cadastro de Entidades

Como adicionar um novo Cadastro de Entidade

Campos específicos do cadastro de Cliente

Campos específicos do Cadastro de Fornecedor

Campos específicos do cadastro de Transportadora

Campos específicos do cadastro de Terceiro

Campos específicos do cadastro de Funcionário

Finalizar o Cadastro

Duvidas sobre como adicionar um novo cadastro de entidade? Clique Aqui

Duvidas sobre quais campos são utilizados para cadastrar um cliente? Clique Aqui

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Como acessar a tela de Cadastro de Entidades

   Para acessar a tela de Cadastro de Entidades clique em: “Menu Superior” > “Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).



Permissão do grupo CADASTROS – Cadastro de Entidades
Permissão do grupo ENTIDADES - Alterar Clientes
Permissão do grupo ENTIDADES - Incluir Clientes
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Fornecedores
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Funcionarios
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Terceiros
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Transportadoras
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Cliente
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Funcionarios
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Fornecedores
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Terceiros
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Transportadoras
Permissão do grupo INCLUIR / ALTERAR - IA Entidade sem CNPJ
Permissão do grupo MENUS PRINCIPAIS - Menu Cadastros
Permissão do grupo OUTROS - Atualizar Versão Atual
Permissão do grupo OUTROS - Cadastrar CNPJ Repetido
Permissão do grupo OUTROS - Visualizar dados do funcionário
Permissão do grupo OUTROS - Visualizar somente seus clientes

Como adicionar um novo Cadastro de Entidade

   Para adicionar um novo Cadastro de Entidade há alguns campos que são de preenchimentos obrigatórios e devemos nos atentar, são eles:

1. CPF ou CNPJ.
2. Inscrição Estadual:Quando a entidade for isenta, preencha com a palavra ISENTO.
3. Razão Social/Nome.
4. Endereço.
5. Bairro.
6. Cidade.
7. CEP.

Tipo Entidade

   É possível que uma única entidade seja ao mesmo tempo fornecedor, cliente e/ou mais coisas de sua empresa, e é possível cadastrá-la pertencendo a mais de um tipo de entidade no sistema, evitando assim que sua lista de cadastro de entidades fique poluída com cadastros “duplicados”.

8. Tipo Padrão: Selecione o principal tipo da entidade cadastrada.
9. Box: Marcar a entidade de acordo com o tipo de cadastro, sendo possível marcar todos eles ao mesmo tempo.

   Cada marcação no Box irá abrir uma nova aba com mais campos para serem preenchidos, específicos para a opção selecionada. (Cliente abrirá dados de vendas e configurações fiscais, por exemplo). Para saber mais, consulte os tópicos abaixo:

Campos específicos do cadastro de Cliente.
Campos específicos do Cadastro de Fornecedor.
Campos específicos do cadastro de Transportadora.
Campos específicos do cadastro de Terceiro.
Campos específicos do cadastro de Funcionário.



Campos específicos do cadastro de Cliente

   Os Cadastros de Clientes possuem alguns campos que podem ser necessários preencher.

1. Consumidor Final:Faz com que os pedidos de Venda por padrão sejam de vendas para Consumo.
2. Não contribuinte: Faz com que os pedidos de Venda, sejam para Não contribuinte (apenas consumidores podem ser não contribuintes).



Na aba Dados comerciais, notar os seguintes campos:

1. Transportadora: A transportadora cadastrada virá automaticamente nas vendas do cliente.
2. Representante e Vendedor: Se existirem vendedores e representantes fixos por cliente, esse campo precisa ser preenchido.
3. Limite de Crédito: Quando a empresa não usa nenhuma trava de Limite de Crédito, deixar como zero. Preenchendo o limite, vendas acima desse limite gerarão um aviso de liberação no Financeiro.



Na aba Dados Fiscais, notar os seguintes campos:

1. Regime da Empresa: Algumas regras fiscais mudam de acordo com o regime de tributação que a empresa pertence.
2. Código Fiscal: Não existe um padrão nesse campo. Porém, quando houverem dados a serem preenchidos nesse campo, será passada uma relação e quando aplicar.
3. Ramo de Atividade e CNAE: Vendas para MT precisam desses campos preenchidos para calcular a tributação do estado.
4. Descontos Especiais: Salvo raros casos, os descontos especiais são usados apenas na Área de Livre Comércio (Suframa). Nesses casos o tributo ticado, ao invés de destacá-lo na nota, ele é abatido do valor. (Normalmente vendas para Manaus possuem abatimento de ICMS).
5. Campos “ISENTOS”: Usado para ISENTAR a venda de tal tributo, que seria calculado normalmente. Não confundir com cliente “ISENTO” de IE. Quando selecionado sim, o tributo não irá destacar. Normalmente é usado também no SUFRAMA, ou quando uma empresa possui uma documentação, na qual a empresa se torna ISENTA.
6. Suframa (Validade do Suframa): Identifica clientes que pertencem a essa área. A validade ajuda a controlar quando se fará uma nova consulta (pois impede que notas sejam faturadas se a validade não estiver ativa).
7. Ignorar “SEM ST”, Cadastro do Produto: Produtos Híbridos. Podem ter tributação de ST ou não, dependendo de sua aplicação e origem. Esse campoirá ignorar a isenção do ST, marcado no cadastro do produto.



Campos específicos do Cadastro de Fornecedor

   Alguns dados específicos do fornecedor podem ser informados diretamente no cadastro. Dessa forma, todas as vezes que uma compra com esse fornecedor for feita, os campos em questão serão carregados automaticamente no Pedido de Compra ou na Nota Recebida. Os campos podem ser:

1. Transportadora e Comprador.
2. Histórico e Histórico Analítico.
3. Alíquota ICMS e Alíquota Interna ICMS.
4. Observações para Compras.

   Marque o “checkbox” (5) para bloquear compra para o fornecedor em questão.

   Utilize os campos “Condições de Pagamento” (6) para definir os prazos de pagamento e as formas de pagamento permitidas para o fornecedor em questão.

   Também é possível definir limites de crédito, prazo e markup (7) para o fornecedor em questão. Com isso, é possível ter um controle dos gastos com cada fornecedor.

   Também é possível informar o “Código CNAE”, o “Ramo de Atividade” (8), “Regime da Empresa”, “Tipo da Empresa” e “Localização do Fornecedor” (9). Porém, esses dados são apenas informativos, não influenciando nas regras de impostos para Fornecedor.



Campos específicos do cadastro de Transportadora

   Os Cadastros de Transportadoras possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:

1. Placa do Veículo: Preencher quando a transportadora fizer uso de apenas um veículo. Assim, a placa do mesmo sairá automaticamente na NFE.
2. Local: Endereço de onde se localiza a transportadora.
3. Horário: Preencher com informações relacionadas ao horário de recebimento/retirada de mercadorias pela transportadora.
4. Observações da Transportadora: Observações gerais relacionadas à transportadora.



Campos específicos do cadastro de Terceiro

   Os Cadastros de Terceiros possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:

1. Comissão do Vendedor: Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de vendedor, de acordo com o preço de tabela do produto.
2. Comissão do Representante: Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de representante, de acordo com o preço de tabela do produto.
3. Histórico e Histórico analítico: As informações inseridas nesses campos serão carregadas automaticamente em pedidos de compra, venda, contas a pagar e a receber, assim que selecionada a entidade. Tais informações auxiliam na classificação contábil de despesas e faturamentos.
4. Observações do Terceiro: Observações gerais referentes ao terceiro.



Campos específicos do cadastro de Funcionário

   Os Cadastros de Funcionários possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:

1. Cargo: Refere-se ao cargo exercido pelo funcionário.
2. Categoria: Refere-se à categoria que o funcionário se encontra dentro de seu cargo.
3. Data Nasc. Empresa: Data de entrada do funcionário na empresa.
4. Salário: Salário mensal do funcionário.
5. Valor Hora: Valor que o funcionário ganha por hora.
6. Número da Carteira de Trabalho: Número da carteira de trabalho do funcionário.
7. Conta Bancária: Número da conta bancária do funcionário.
8. Usuário do Sistema: Usuário que o funcionário utilizará ao acessar o sistema.
9. Comissão do Vendedor: Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de vendedor, de acordo com o preço de tabela do produto.
10. Comissão do Representante: Valor fixo e valores referentes à faixa de comissão de representante, de acordo com o preço de tabela do produto.
11. Observações do Funcionário: Observações gerais referentes ao funcionário.



Finalizar o Cadastro

   Para confirmar um novo cadastro utilize o botão “Gerar Nova Versão” (1), caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" (2) consulte o manual de Como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual".